ABRAVA comemorou os 20 anos da Portaria 3523 do Ministério da Saúde em garantia a qualidade do ar.

No dia 28 de agosto, cerca de 80 profissionais estiveram presentes na sede da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento para comemoração dos 20 anos da assinatura da Portaria 3523/98 do Ministério da Saúde, que tem por objetivo garantir a qualidade do ar interno. Na ocasião renomados palestrantes atualizaram informações e apresentaram uma retrospectiva da evolução do tema Qualidade do Ar de Interiores.

Para Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA, a divulgação desta Portaria 3523 foi um divisor de água para o nosso setor, ela deu chances para que os profissionais cada vez mais, entendessem as suas responsabilidades no desempenho das suas atividades. “Há 20 anos tivemos um primeiro ordenamento no nosso setor, eu sempre falo, não deixo nunca de fazer esta citação, os sistemas de climatização estão presentes em todos os segmentos da economia brasileira, um país tropical como o nosso não pode abrir mão do ar-condicionado”. E, finalizou dizendo “Ar condicionado é bom e faz bem!”

O evento foi comandado por Wadi Tadeu Neaime, past-presidente da ABRAVA, convidado especialmente para esta data, pois, há 20 anos coordenou a reunião inicial após o lançamento da Portaria em questão.

A mesa de abertura foi formada por Arnaldo Basile, Leonardo Maglio – assessor de Meio Ambiente do Vereador Gilberto Natalini, Mirian Dilguerian – Procuradora do Estado de São Paulo e Eduardo Brunacci – presidente do Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA. O evento ainda contou com a presença do Presidente do SINDRATAR – Sindicato da Industria do Tratamento do Ar, Eng. Carlos Eduardo Trombini.

Mirian Dilguerian agradeceu o convite e destacou pontos como a Síndrome do Edifício Doente (SED) e a qualidade do ar que foram temas da sua tese de doutorado. Na sequência Leonardo Maglio, informou que a questão de qualidade do ar, tanto interno como externo, é pauta no gabinete do Vereador Natalini há cinco mandatos, destacou que a Portaria 3523 foi pioneira e informou também que está tramitando uma nova Lei para este setor desde 2012. Já, Eduardo Brunacci apresentou o Qualindoor e destacou a atuação do grupo para o setor de Qualidade do Ar Interno. Finalizando as formalidades, Basile abriu o evento falando sobre a atuação da ABRAVA e sua estrutura.

Na ocasião, foi entregue o Troféu Dr. Luiz Fernando de Góes Siqueira. O eng. Leonardo Cozac proferiu palavras sobre a premiação entregue ao eng. Celso Simões feita por Amadeu Paulo de Campos Jorge – presidente da Brasindoor.

Celso agradeceu a premiação e falou sobre a importância da qualidade do ar e destacou alguns pontos sobre a evolução do assunto, reforçando que um dos principais problemas é a ventilação inadequada. Salientou que se hoje em dia fala-se de tantos pontos e a ventilação fica sempre de lado. Hoje o assunto é economia de energia, quando na verdade o ponto principal é a temperatura. Destacou que se querem economizar energia não liguem o ar-condicionado, mas como não é possível, temos que seguir com o assunto. Finalizou sua apresentação dizendo-se muito emocionado, e que foi com muito orgulho que recebeu a notícia de que era o escolhido para receber esta premiação.

O ciclo de palestras foi aberto pelo eng. Francisco Kulcsar da Fundacentro, que apresentou um cenário da Qualidade do ar em 1998, destacou os principais pontos referentes a Síndrome dos Edifícios Doentes, traçou uma linha do tempo desde os anos 70, falou sobre Legionella, fontes poluentes, filtros, e relembrou o trabalho feito pela Fundacentro.

O eng. Sandro Dolghi, engenheiro mecânico, especialista em saúde pública e vigilância sanitária na ANVISA, atualmente está na coordenadoria de infraestrutura física e tecnológica, responsável pela implementação das diretrizes para os hospitais federais (HUF),  apresentou um panorama sobre o papel da ANVISA na Qualidade do Ar, falou sobre a operacionalização da Portaria 3523, e destacou pontos sobre a recém publicada Lei 13.589/2018 que obriga todos edifícios de uso público a coletivo a terem um PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, como as divergências de informações sobre as reais atribuições de cada um dos profissionais envolvidos em seu processo como os engenheiros mecânicos, engenheiros do Trabalho, Químicos, Técnicos e afins.

O eng. Leonardo Cozac falou sobre a Evolução da Qualidade do ar após a criação da Portaria, apresentou uma retrospectiva do que aconteceu no Brasil nos últimos 20 anos, o que surgiu de novo em termos de legislação na área de qualidade do ar, assim como a evolução nos serviços de análise da qualidade do ar, de higienização de dutos, de PMOCs de melhor qualidade, bem como novas tecnologias entre elas a fotocatálise e lâmpadas UV.

Finalizando as palestras o eng. Antonio Luis Campos Mariani e o Eng. Sérgio Luis Guilhotti da Poli/USP apresentaram o Projeto do Laboratório de Estudos de Qualidade do Ar em desenvolvimento na Universidade.

Para Leonardo Cozac, past-presidente do Qualindoor, “celebrar a data de promulgação da Portaria 3523 é importante para relembrar a história de criação e evolução desse importante tema na qualidade de vida da população. Com isso, enxergamos os caminhos que trilhamos até o momento e ajuda a montar os planos futuros.”

Entre os presentes estiveram representantes da ANVISA, CETESB, COVISA,  CREA, GRUPAS , SENAI Oscar Rodrigues Alves,  SMACNA,  SINDRATAR e de diversas empresas do setor.

O evento foi uma realização da ABRAVA e Qualindoor e contou com o apoio das empresas Bellacqua, Conforlab, Ecoquest, GHS, Oventrop, Projelmec, Sicflux, Star Center, Trane e Trox do Brasil.

A íntegra do evento pode ser vista no link https://www.youtube.com/watch?v=wu6xW5ycyQU&feature=youtu.be e as palestras estão disponíveis para download no http://abrava.com.br/?p=14238

Mais informações sobre a ABRAVA no www.abrava.com.br.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=wu6xW5ycyQU[/embedyt]

Leia mais