Os benefícios “escondidos” de um sistema de Ar-Condicionado – por Eng. Leonardo Cozac

Os benefícios “escondidos” de um sistema de Ar-Condicionado – por Eng. Leonardo Cozac

O calor intenso tem feito parte do nosso dia a dia! E, com ele o desejo de estar em um ambiente com ar condicionado, aumenta. Felizes são aqueles que dispõe dessa maravilha da engenharia moderna, tão necessária hoje em dia. O que muitos não sabem é que esse equipamento pode proporcionar, além do conforto térmico, um ambiente muito mais saudável!

Vivemos atualmente em grandes centros urbanos, onde a poluição do ar nas cidades afeta a saúde de milhões de pessoas todos os anos. A Organização Mundial da Saúde – OMS estima que mais de 5 milhões de pessoas morrem no mundo devido à problemas de poluição do ar. E, é essa mesma poluição que entra diariamente em nossas casas e escritórios.

Conforme dados do Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento, uma pessoa respira cerca de 10 mil litros de ar por dia e passam 85% dele dentro de ambientes fechados, estes normalmente climatizados, como hospitais, escritórios, academias, bancos, carros, entre outros.

As pessoas se preocupam com a poluição do ar atmosférico, mas, dos ambiente fechados não. Ao ar livre muitas vezes podemos ver ou sentir a poluição, mas, em ambientes fechados é invisível! E,  como não é observado o problema, costumamos ignorá-lo.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA  – EPA, a qualidade do ar interno pode ser de 2 a 5 vezes pior que o ar externo, isso devido a uma série de eventos perigosos que ocorrem dentro de um ambiente fechado que poluem o ar. Entre os mais comuns estão: o uso de produtos de limpeza com alta emissão de compostos orgânicos voláteis; procedimentos de limpeza inapropriados; falta de manutenção do sistema de ar-condicionado; infiltrações ou umidade excessiva que propiciam o desenvolvimento de mofo.  Essas situações impactam na saúde das pessoas, afetam a produtividade, elevando assim as custas médicas da família e das empresas.

A boa notícia que muitos não sabem, é que os sistemas de climatização podem melhorar a qualidade do ar que respiramos, além de,  garantir o desejado conforto térmico para todos os níveis de temperatura desejadas. Para isso, basta ter em operação o sistema adequado!

Quando um sistema é corretamente projetado, instalado e mantido, ele possui a característica de tratar os poluentes do ar externo e interno. Isso, através da filtragem e renovação do ar que respiramos. Os sistemas de climatização possuem filtros de ar, usados para retenção de partículas de poeira existentes no ar dos grandes centros urbanos. Além de, os sistemas de captação de ar externo,  que reduzem poluentes químicos e biológicos dentro dos ambientes.

Mas atenção, esses benefícios de uma melhor qualidade do ar por meio do ar condicionado, só serão obtidos em sistemas de climatização feitos e mantidos por profissionais habilitados, pois, normalmente os sistemas do tipo Split não possuem a característica de renovação do ar. Requerendo assim, a instalação da renovação de ar como complemento para a instalação. O filtro de ar original de equipamentos do tipo split são de baixa eficiência contra as partículas que afetam à saúde dos seres humanos.

Por todos os pontos apontados neste artigo recomendo sempre, que para que se tenha um sistema de ar-condicionado adequado, funcionando corretamente e com os benefícios que pode oferecer, procure um profissional qualificado e habilitado para cuidar do seu sistema de climatização. Com isso, será possível o aproveitamento 100% do equipamento, com todos os benefícios que não sabia ao adquirir um sistema de ar-condicionado.

Por isso sempre falamos, “Ar condicionado é bom e faz bem”.

Eng. Leonardo Cozac – Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, especialista certificado em qualidade do ar interno, VP de desenvolvimento profissional da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, membro do Qualindoor da ABRAVA e Diretor da Conforlab

http://abrava.com.br/?p=15290