Como prevenir mofo no quarto

Como prevenir mofo no quarto

Como prevenir o mofo no quarto

A menos que você faça home-office, a maior parte do tempo dentro de casa é realmente gasto no quarto, dormindo. É por isso que o mofo no quarto é um dos mais problemáticos, enquanto você respira os alérgenos e as toxinas durante várias horas.

Causas comuns do mofo do quarto

Ao contrário da cozinha e do banheiro, onde a umidade constante do vapor é uma das principais causas do mofo, o mofo do quarto pode ser causado por condensação e umidade do ar (por exemplo, de condições climáticas).

Se você está pronto para fazer no seu quarto uma verificação de mofo, então você deve se concentrar primeiro em paredes, janelas e tetos. Paralelo a isso, você deve verificar pisos, roupas e até plantas, se você tiver no quarto, porque o mofo gosta todos esses lugares. E se você está curioso sobre o que o mofo prefere, você deve saber que o mofo gosta muito de áreas mal ventiladas.

Se você completou a verificação e tem certeza de que não há sinal de mofo, você está com sorte. Este é o momento certo de tomar algumas precauções para ajudar a evitar que o mofo cresça no seu quarto.

Por outro lado, no caso de você ter achado o mofo, não entre em pânico. Entre em contato com empresa especializada em Inspeção de Mofo. Eles irão realizar todos os testes necessários para identificação do mofo, e confirmar ou não suas suspeitas. Somente após o teste do mofo, você saberá com certeza se é um mofo e de que tipo você está lidando. Os especialistas em mofos irão então aconselhá-lo sobre quais novos passos você pode tomar e o que deve ser feito para remover o mofo.

Enquanto você dorme no seu quarto, passa muitas horas respirando o ar interior. Portanto, é importante entender os resultados das ações efetivas para remoção de mofo. Você mesmo pode fazer essa remoção apenas se o mofo no caso for menor que 1 m2 de área, ou seja, se o dano for pequeno. Em qualquer outro caso, é melhor deixar os profissionais fazerem esse trabalho. Uma vez que o quarto é limpo, certifique-se de evitar qualquer crescimento do mofo no futuro.

Criando um quarto resistente aos mofos

A ventilação é peça importante para a prevenção adequada do mofo. Todas as manhãs, quando você se levanta, abra todas as janelas do seu quarto e deixe-as abertas por pelo menos cinco minutos. Não só isso diminuirá o nível de umidade, mas assegurará que o ar fresco substitua o “ar noturno” estagnado. Mas no caso de você viver em um clima altamente úmido (por exemplo, no litoral), simplesmente abrir a janela não teria o mesmo efeito. Para manter o nível de umidade ideal, é melhor utilizar desumidificadores ou equipamentos de ar condicionado. Uma medição da umidade relativa do ar permitirá que você saiba como é seu quarto, e se simplesmente deixar suas janelas abertas será suficiente, ou se você precisa de algum equipamento.

Se houver tapetes, carpetes ou cortinas no quarto, ou em qualquer outro espaço, esteja ciente de que produtos porosos retêm muito material particulado. Eles servem como esponjas para partículas, e você pode estar respirando uma série de partículas que não existiriam se os tapetes não forem mantidos bem limpos ou removidos. Fazer uma medição com equipamento de contagem de partículas por um profissional de mofos e avaliar a condição dos tapetes em seu ambiente interno pode ser um bom investimento na sua saúde. Uma vez que a sujeira é basicamente comida orgânica para o mofo, é importante manter seu tapete limpo para impedir que o mofo cresça. Esses materiais porosos deverão ser limpos e aspirados regularmente, bem como garantir que estão sempre secos.

O fluxo de ar dentro do quarto é muito importante para a prevenção de mofo. Tendo isso em mente, é uma boa ideia manter seus móveis levemente afastados das paredes. Isso cria espaço suficiente para que o ar fresco circule entre as paredes e os móveis, o que irá secar qualquer umidade e evitar o desenvolvimento do mofo. Como o mofo gosta de poeira, você deve limpar os móveis do seu quarto regularmente para reduzir a poeira e a sujeira. Use um aspirador de pó com filtragem HEPA (alta eficiência), pois eles são capazes de remover os esporos do mofo do ar.

E as plantas

Você deve saber que aquelas belas plantas em sua casa podem estar hospedando convidados indesejados. Enquanto as plantas podem ser ótimas para manter o ar limpo na casa, eles também podem ser uma fonte de mofo. Não se esqueça de que o mofo adora a umidade e a matéria orgânica, e isso é exatamente o que as plantas podem fornecer. O mofo também pode ser encontrado na terra da planta e, às vezes, mesmo nas folhas. É por isso que é muito importante verificar suas plantas quanto a sinais de mofo sempre que você as molha. Veja mais de perto a terra da planta, e se você ver uma cobertura acinzentada, grande probabilidade de que o mofo já está lá.

A melhor maneira de lidar com o mofo na terra é retirá-la e descarta-la, colocar nova terra, replantar a planta e deixar a terra secar. Algumas maneiras para evitar o mofo nas plantas incluem a adição de um anti-fungos naturais ao solo, regando quando necessário e mantendo a planta limpa.

Como evitar o mofo no armário

Você provavelmente já percebeu o que um fungos e umidade juntos produzem. É exatamente o que você deve se preocupar quando se tem mofo no armário e como isso pode afetar não só as roupas, mas também a sua saúde. O uso de roupas com mofo de pode levar diretamente a problemas de saúde como alergias cutâneas e até respiratórias. Portanto, é muito importante evitar o mofo em sua roupa em primeiro lugar.

O mofo na roupa, em alguns casos, é o resultado de roupas úmidas sendo dobradas e armazenadas sem um período de secagem adequada. Com umidade e comida suficientes (dos materiais de vestuário), é apenas uma questão de tempo antes de sua roupa receber convidados indesejados. É por isso que é muito importante garantir que cada peça no seu guarda-roupa esteja bem seca antes de ser dobrada e armazenada no armário. Se o tempo permitir, deixe ao sol suas roupas o máximo possível. O ar e a luz do sol são uma boa arma contra o mofo no armário.

Você também deve saber sobre casos de mofo durante o armazenamento de roupas fora de temporada. Caixas organizadoras ou sacos são muitas vezes bem fechados e com apenas um pouco de umidade, eles podem se transformar em um reino de mofo. Portanto, antes de colocar tudo o que você não vai usar por algum tempo, assegure-se de que esteja bem seco. Uma boa ideia é deixar a roupa do lado de fora por algumas horas, pegar os raios de sol finais e um pouco de ar fresco. Também é muito importante verificar se as caixas organizadoras têm buracos para deixar entrar algum ar fresco. Se você tem medo de insetos encontrarem esse caminho, você pode adicionar uma odorizantes ou pequenos sacos de lavanda que atuarão como um repelente de insetos.

Se você tem um closet, então você deve fazer uma inspeção completa de mofo regularmente, o que inclui a paredes atrás das roupas, verificando o teto e o piso. Certifique-se de que não há manchas úmidas de um telhado com vazamento, e se você tiver uma janela, mantenha-o aberto o máximo possível ou instale uma ventilação.

Em qualquer caso, mantenha o armário sempre limpo e evite sobrecarregá-lo de roupas. Verifique as roupas que você não usa com frequência por quaisquer sinais de mofo.

Se você notar sinais de mofo ou mesmo cheiro de mofo, é melhor não tratá-lo por conta própria. Em vez disso, peça aos profissionais para testar o mofo (não se esqueça de que não é mofo até que seja testado). Somente após os resultados, eles instruirão quais as etapas que você devem tomar para impedir que o mofo se desenvolva ou, no pior dos casos, quais etapas são necessárias para remover o mofo do seu armário.

Como prevenir o mofo no quarto